Projeto Escola no Jardim
Plano de Educação Ambiental que transforma o Jardim Botânico em um espaço de formação continuada, oferecendo
experiências práticas e reflexivas sobre diversos aspectos da temática ambiental.
Conectando estudantes, educadores e comunidade através de experiências práticas na natureza
Sobre o Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante
O projeto A Escola no Jardim é uma iniciativa que visa potencializar os conhecimentos ambientais dos alunos das redes pública e privada, do ensino infantil ao médio, por meio de atividades educativas, lúdicas e recreativas, tais como passeios interativos, trilhas e exposições de coleções vegetativas.
No projeto, os discentes são ensinados e estimulados a exercitar a preservação ambiental, conservando a rica vegetação nativa e as demais adquiridas, compreendendo as relações que estabelecem entre si e a sua importância para a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, o programa em questão atua como um mecanismo formador de valores e princípios ecológicos.
Criação: Decreto Municipal nº 799, de 08 de março de 2003
Área Total: 19,8 hectares
Distribuição:
- 10 hectares - Jardim Botânico com coleções vegetais nativas e exóticas
- 9,8 hectares - Parque Natural Municipal com vegetação nativa e fauna local
Localização: Próximo ao Complexo Industrial Portuário do Pecém
Ecossistemas: Complexo Vegetacional Litorâneo com vegetação de Restinga, Cerrado e Caatinga
Missão Global dos Jardins Botânicos
Segundo a "International Botanic Garden Conservation Agenda" (BGCI):
- Conter a perda mundial de espécies de plantas e de sua diversidade genética
- Prevenir a degradação ambiental
- Contribuir com a compreensão sobre a importância da diversidade de plantas
- Realizar ações práticas para beneficiar e melhorar o meio ambiente
- Promover e garantir o uso sustentável dos recursos naturais para gerações futuras
Objetivo do Projeto
- Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Sensibilizar os visitantes sobre o papel das Unidades de Conservação na preservação da biodiversidade e no equilíbrio ecológico
-
Desenvolver ações de educação ambiental com alunos da rede pública e privada de ensino, ampliando a educação ambiental
não formal
-
Difundir o conhecimento científico e sensibilizar os estudantes para a importância das relações ecológicas e da biodiversidade
local
- Estimular atitudes de consumo consciente, reaproveitamento, compostagem e reciclagem
- Fortalecer a articulação entre escolas, comunidades e instituições ambientais
- Formar multiplicadores ambientais que promovam a educação ambiental continuada junto à comunidade
- Colaborar para o alcance dos Objetivos 13 e 15 da Agenda 2030 da ONU
Contribuição para a Agenda 2030
13
Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
15
Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação
Público-Alvo
Ensino Fundamental
Anos iniciais e finais da rede pública e privada
Ensino Médio
Estudantes da rede pública e privada
EJA
Educação de Jovens e Adultos
Educadores
Professores e gestores escolares
Público-Alvo
Baseada em práticas pedagógicas interativas, interdisciplinares e vivenciais, nossa metodologia está estruturada em três
eixos principais:
1
Acolhimento
Local: Anfiteatro da Praça dos Lagos
Apresentação da equipe técnica multidisciplinar e explanação sobre os principais objetivos do Jardim Botânico:
Conservação da biodiversidade
Proteção de espécies através de coleções vivas e bancos de sementes
Educação Ambiental e Científica
Práticas transversais de sensibilização e conscientização ambiental
Pesquisa Científica
Centro de estudos em botânica, ecologia e mudanças climáticas
Sustentabilidade e Práticas Ecológicas
Desenvolvimento e divulgação de práticas sustentáveis
Engajamento Comunitário
Espaço de lazer que conecta pessoas ao meio ambiente
Regras de Segurança e Boa Convivência
- Manter-se junto ao grupo
- Não correr nas trilhas
- Não seguir à frente dos guias
- Não interagir com animais silvestres
- Não retirar elementos naturais ou artificiais
- Não subir nas árvores
Observação na Praça dos Lagos
Destaque: Lagos com macrófitas, sapos, girinos e cágados. As flores das macrófitas abrem pela manhã e se fecham à tarde.
2
Conhecendo a Estufa
Coleções da Estufa
Bromélias
Mini-ecossistemas tropicais
Orquídeas
Variedades nativas e exóticas
Cactáceas
Plantas suculentas adaptadas
Samambaias
Plantas vasculares primitivas
Conceito de Estufa
Estrutura fechada que cria um ambiente controlado para cultivo de plantas, permitindo o crescimento em condições específicas de
temperatura, umidade e iluminação.
Bromélias como Mini-Ecossistemas
Desempenham papel essencial em ecossistemas tropicais, funcionando como “mini-ecossistemas” que abrigam, sustentam e
aumentam a diversidade biológica.
3
Trilha Guiada
Percurso educativo que explora espécies arbóreas nativas da região, destacando suas múltiplas utilidades para seres humanos, animais e ecossistemas, com foco especial no papel da serrapilheira na manutenção da fertilidade do solo.
Regras de Segurança e Boa Convivência
- Manter-se junto ao grupo
- Não correr nas trilhas
- Não seguir à frente dos guias
- Não interagir com animais silvestres
- Não retirar elementos naturais ou artificiais
- Não subir nas árvores
Coleções da Estufa
Batiputá (Ouratea fieldingiana)
Óleo do fruto usado na alimentação com propriedades anti-inflamatórias, combate dor reumática, gripe e gastrite
Murici (Byrsonima crassifolia)
Fruto comestível rico em vitaminas e minerais, usado para sucos, pirão e sorvetes
Cajueiro (Anacardium occidentale)
Fruto rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Recomendado para reumatismo e eczemas
Janaguba (Himatanthus drasticus)
Leite da árvore com propriedades anti-inflamatória, antialérgica, antimicrobiana e antitumoral
Batiputá (Ouratea fieldingiana)
Óleo do fruto usado na alimentação com propriedades anti-inflamatórias, combate dor reumática, gripe e gastrite
Murici (Byrsonima crassifolia)
Fruto comestível rico em vitaminas e minerais, usado para sucos, pirão e sorvetes
Cajueiro (Anacardium occidentale)
Fruto rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Recomendado para reumatismo e eczemas
Janaguba (Himatanthus drasticus)
Leite da árvore com propriedades anti-inflamatória, antialérgica, antimicrobiana e antitumoral
Manipuçá (Mouriri pusa)
Fruto adocicado comestível, serve de alimento para raposas e pássaros grandes
Jenipapo-bravo (Tocoyena sellowiana)
Usado em jardins e arborização. Casca anti-inflamatória, fibras das folhas para redes de pesca
Almécega (Protium heptaphyllum)
Cascas e folhas cicatrizantes. Resina usada como descongestionante e contra resfriados
Guajiru (Chrysobalanus icaco L.)
Frutos comestíveis, resistente à salinidade. Potencial anti-inflamatório e antimutagênico
Temas Especiais ao Final da Trilha
Evapotranspiração
As árvores também transpiram e perdem água, processo fundamental que reforça a importância da arborização.
Importância da Serrapilheira
Camada de folhas e detritos orgânicos essencial para a fertilidade do solo e ciclo de nutrientes.
Efeito de Borda
Reflexão sobre descarte incorreto de resíduos e seu impacto na degradação ambiental e biodiversidade.
Adaptabilidade: As trilhas guiadas podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária e mobilidade dos visitantes.
Impactos do Projeto
Este projeto visa criar um ciclo contínuo de educação ambiental e conservação, envolvendo a comunidade de São
Gonçalo do Amarante em práticas que ajudem a proteger o meio ambiente, transformando o Jardim Botânico em um
verdadeiro centro de aprendizado e preservação.
🧠
Aumento do Conhecimento
Maior engajamento da comunidade local sobre questões ambientais e preservação da biodiversidade
🌱
Redução do Impacto Ambiental
Diminuição do impacto causado por resíduos sólidos nas áreas do Jardim Botânico e arredores
👥
Formação de Multiplicadores
Novos educadores ambientais e multiplicadores de boas práticas ambientais na comunidade
🏆
Centro de Referência
Estabelecimento do Jardim Botânico como polo de educação ambiental e sustentabilidade na região