Projeto Escola no Jardim

Plano de Educação Ambiental que transforma o Jardim Botânico em um espaço de formação continuada, oferecendo
experiências práticas e reflexivas sobre diversos aspectos da temática ambiental.

Conectando estudantes, educadores e comunidade através de experiências práticas na natureza

Sobre o Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante

O projeto A Escola no Jardim é uma iniciativa que visa potencializar os conhecimentos ambientais dos alunos das redes pública e privada, do ensino infantil ao médio, por meio de atividades educativas, lúdicas e recreativas, tais como passeios interativos, trilhas e exposições de coleções vegetativas.
No projeto, os discentes são ensinados e estimulados a exercitar a preservação ambiental, conservando a rica vegetação nativa e as demais adquiridas, compreendendo as relações que estabelecem entre si e a sua importância para a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, o programa em questão atua como um mecanismo formador de valores e princípios ecológicos.

Criação: Decreto Municipal nº 799, de 08 de março de 2003

Área Total: 19,8 hectares

Distribuição:

Localização: Próximo ao Complexo Industrial Portuário do Pecém

Ecossistemas: Complexo Vegetacional Litorâneo com vegetação de Restinga, Cerrado e Caatinga

Missão Global dos Jardins Botânicos

Segundo a "International Botanic Garden Conservation Agenda" (BGCI):

Objetivo do Projeto

Fomentar as ações de educação ambiental continuada no Jardim Botânico, utilizando-o como espaço de aprendizagem ativa para promover a compreensão da importância das Unidades de Conservação para a preservação e a conservação da vida.

Objetivos Específicos

Contribuição para a Agenda 2030

13

Ação contra a mudança global do clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

15

Vida terrestre

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação

Público-Alvo

Ensino Fundamental

Anos iniciais e finais da rede pública e privada

Ensino Médio

Estudantes da rede pública e privada

EJA

Educação de Jovens e Adultos

Educadores

Professores e gestores escolares

Público-Alvo

Baseada em práticas pedagógicas interativas, interdisciplinares e vivenciais, nossa metodologia está estruturada em três
eixos principais:

1

Acolhimento

Local: Anfiteatro da Praça dos Lagos

Apresentação da equipe técnica multidisciplinar e explanação sobre os principais objetivos do Jardim Botânico:

Conservação da biodiversidade
Proteção de espécies através de coleções vivas e bancos de sementes

Educação Ambiental e Científica
Práticas transversais de sensibilização e conscientização ambiental

Pesquisa Científica
Centro de estudos em botânica, ecologia e mudanças climáticas

Sustentabilidade e Práticas Ecológicas
Desenvolvimento e divulgação de práticas sustentáveis

Engajamento Comunitário
Espaço de lazer que conecta pessoas ao meio ambiente

Regras de Segurança e Boa Convivência

Observação na Praça dos Lagos

Destaque: Lagos com macrófitas, sapos, girinos e cágados. As flores das macrófitas abrem pela manhã e se fecham à tarde.

2

Conhecendo a Estufa

Coleções da Estufa

Bromélias
Mini-ecossistemas tropicais

Orquídeas
Variedades nativas e exóticas

Cactáceas
Plantas suculentas adaptadas

Samambaias
Plantas vasculares primitivas

Conceito de Estufa

Estrutura fechada que cria um ambiente controlado para cultivo de plantas, permitindo o crescimento em condições específicas de
temperatura, umidade e iluminação.

Bromélias como Mini-Ecossistemas

Desempenham papel essencial em ecossistemas tropicais, funcionando como “mini-ecossistemas” que abrigam, sustentam e
aumentam a diversidade biológica.

3

Trilha Guiada

Percurso educativo que explora espécies arbóreas nativas da região, destacando suas múltiplas utilidades para seres humanos, animais e ecossistemas, com foco especial no papel da serrapilheira na manutenção da fertilidade do solo.

Abordagem Metodológica
Tipo: Trilha interpretativa
Condução: Monitores ambientais capacitados
Método: Interativo, sensorial e dialógico
Paradas: Pontos programados de interesse botânico e ecológico

Regras de Segurança e Boa Convivência

Coleções da Estufa

Batiputá (Ouratea fieldingiana)
Óleo do fruto usado na alimentação com propriedades anti-inflamatórias, combate dor reumática, gripe e gastrite

Murici (Byrsonima crassifolia)
Fruto comestível rico em vitaminas e minerais, usado para sucos, pirão e sorvetes

Cajueiro (Anacardium occidentale)
Fruto rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Recomendado para reumatismo e eczemas

Janaguba (Himatanthus drasticus)
Leite da árvore com propriedades anti-inflamatória, antialérgica, antimicrobiana e antitumoral

Batiputá (Ouratea fieldingiana)
Óleo do fruto usado na alimentação com propriedades anti-inflamatórias, combate dor reumática, gripe e gastrite

Murici (Byrsonima crassifolia)
Fruto comestível rico em vitaminas e minerais, usado para sucos, pirão e sorvetes

Cajueiro (Anacardium occidentale)
Fruto rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Recomendado para reumatismo e eczemas

Janaguba (Himatanthus drasticus)
Leite da árvore com propriedades anti-inflamatória, antialérgica, antimicrobiana e antitumoral

Manipuçá (Mouriri pusa)
Fruto adocicado comestível, serve de alimento para raposas e pássaros grandes

Jenipapo-bravo (Tocoyena sellowiana)
Usado em jardins e arborização. Casca anti-inflamatória, fibras das folhas para redes de pesca

Almécega (Protium heptaphyllum)
Cascas e folhas cicatrizantes. Resina usada como descongestionante e contra resfriados

Guajiru (Chrysobalanus icaco L.)
Frutos comestíveis, resistente à salinidade. Potencial anti-inflamatório e antimutagênico

Temas Especiais ao Final da Trilha

Evapotranspiração
As árvores também transpiram e perdem água, processo fundamental que reforça a importância da arborização.

Importância da Serrapilheira
Camada de folhas e detritos orgânicos essencial para a fertilidade do solo e ciclo de nutrientes.

Efeito de Borda
Reflexão sobre descarte incorreto de resíduos e seu impacto na degradação ambiental e biodiversidade.

Adaptabilidade: As trilhas guiadas podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária e mobilidade dos visitantes.

Impactos do Projeto

Este projeto visa criar um ciclo contínuo de educação ambiental e conservação, envolvendo a comunidade de São
Gonçalo do Amarante em práticas que ajudem a proteger o meio ambiente, transformando o Jardim Botânico em um
verdadeiro centro de aprendizado e preservação.

🧠 

Aumento do Conhecimento
Maior engajamento da comunidade local sobre questões ambientais e preservação da biodiversidade

🌱

Redução do Impacto Ambiental
Diminuição do impacto causado por resíduos sólidos nas áreas do Jardim Botânico e arredores

👥 

Formação de Multiplicadores
Novos educadores ambientais e multiplicadores de boas práticas ambientais na comunidade

🏆 

Centro de Referência
Estabelecimento do Jardim Botânico como polo de educação ambiental e sustentabilidade na região

Participe do Projeto Escola no Jardim
Agende uma visita educativa para sua escola e proporcione aos estudantes uma experiência única de aprendizagem em contato direto com a natureza.